Se tem algo que eu não resisto na França são os doces. As famosas pâtisseries esbanjam gostosuras em suas vitrines, além de, a maioria, ter uma aparência bem charmosa para completar a experiência. Se você for viajar para a terra de Napoleão, você não pode deixar de provar esses 10 doces.

Não se preocupe, eles valem cada caloria adquirida, então vá de mente aberta e aproveite cada mordida nessas delícias açucaradas.

Para você entender todo o cuidado na produção desses doces, na França os estabelecimentos só podem usar o nome pâtisserie se tiverem um maître pâtissier licenciado trabalhando no local.

Isso quer dizer que um mestre confeiteiro, depois de passar por um longo processo de aprendizagem e um teste, estará no comando da produção dos doces para garantir sua qualidade. Chique, não é?

Então, para você se jogar nos doces em sua próxima passagem pela França, aí vai minha lista com os “top 10” pecados.

1 –  Le mille-feuille (mil folhas)

Esse doce é maravilhoso e comê-lo no país em que ele nasceu é melhor ainda. O mil folhas tem massa folhada e um leve toque de baunilha. Ele pode ser recheado com creme de baunilha, morango e outras variações.  

doces franceses mille feuille

2 – Le flan pâtissier

Um doce leve e delicioso, um dos meus preferidos para acompanhar um café. Diz a lenda que essa gostosura é uma das menos calóricas entre as confeitarias francesas, cerca de 250 kcal por unidade.

A receita tradicional é de baunilha, mas a de chocolate também pode ser encontrada, as duas são boas, mas eu prefiro a tradicional.

doces franceses flan-patissier

Leia também:

3 – Le chou à la crème

Para quem gosta de um belo doce recheado com creme, esse vai ser uma tentação. Uma delícia para acompanhar um café na parte da tarde ou de sobremesa.

A receita mais conhecida é com recheio sabor baunilha, mas também existem variações como chocolate, caramelo e outras, é só escolher o seu preferido e se deliciar.

doces-franceses-chou-a-la-creme-compressor

4 – Le fondant au chocolat

Vòila! Chegamos em outro dos meus doces franceses preferidos. O fondant é basicamente nosso petit gateau no Brasil, mas na França, nem sempre ele vem acompanhado do sorvete, depende de cada local.

Vale a pena experimentar esse doce em terras francesas.

doces-franceses-fondant-au-chocolat-compressor

5 – L’éclair

Essa delícia francesa também é bem conhecida por nós, mas com o nome em português bomba. Aí ela pode ser a mais conhecida, a de chocolate, café e outros sabores, a variedade vai depender mais da produção do estabelecimento.

Não tem problema ser obrigado a provar mais de uma para ver qual é a sua preferida, não é?

Leia também:

doces-franceses-eclair-compressor

6 – Le canelé

Esse doce é típico de Bordeaux, uma cidade francesa, e o seu toque especial fica por conta da adição de rum na receita.

Minha dica é escolher um bom lugar para experimentar, pois o sabor pode variar bastante. Os supermercados costumam vender, mas o gosto é bem diferente de um canelé artesanal.

doces-franceses-canele

7 – La tarte aux pommes

Uma torta de maçã quentinha e saborosa, quem não gosta? É bem comum encontrar na confeitaria francesa tortas feitas de frutas. Elas são uma ótima opção para quem não gosta de doces muito açucarados.

doces franceses tarte aux pommes

8 – La Charlotte aux fraises

Bonito de ver e uma delícia de provar, a Charlotte de morango pode ser encontrada em porções individuais ou em formato de bolo.

A combinação do morango, com uma espécia de creme de leite e biscoitos culinários (tipo aqueles de champanhe) dão um toque especial para esse doce. Você precisa provar.

doces franceses charlotte-aux-fraises

9 – Le financier

Se doces com muito creme não forem seus preferidos, recomendo provar um financier, ele é mais uma massa de bolo com sabor de amêndoa, sem recheio. Com um cafézinho ou um chá vai ficar uma delícia.

doces franceses le-financier

 10 – Le macaron

É claro que eu não podia deixar os tão famosos macarons fora dessa lista. Embora em Paris você encontre esses docinhos até no Mc Donald’s café, o gosto comparado com os artesanais é muito diferente.

Isso pode mudar bastante sua opinião de gostar ou não de macarons. Além de serem famosos e bem coloridos, devido a variedade de sabores, eles são leves e saborosos.

Doces que você precisa provar na França

A lista acabou e a vontade de sair correndo para comprar todos esses doces deliciosos só aumentou.

Não deixe de prová-los quando passar pela França e, depois, volte aqui pra comentar o que achou. Ah, não esquece! Siga meu Instagram e acompanhe tudo em tempo real. ☺

Até a próxima e Bon Appétit! 🍰

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂