11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)
11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)
11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)
11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)
11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)
11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)
11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)
11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)
11 atrações em Roma que você não pode perder (+ dicas)

Roma é pura alegria. Dá para se perder pelas ruínas do Fórum Romano ou do Coliseu. Caminhar pelas ruelas no centro e admirar construções charmosas. Além de, claro, se deliciar em uma pasta feita por quem entende do assunto. Se você vai visitar a cidade eterna, aqui estão as atrações em Roma que não podem ficar fora do seu roteiro.

Já vou logo avisando, não é uma tarefa fácil programar seus dias por lá. Roma é o tipo de cidade que mesmo depois de inúmeras visitas, sempre reserva uma surpresa.

Ela também é cheia. Por ano, são cerca de 10 milhões de turistas que passam pela capital italiana.

Outra característica de Roma é a sua atmosfera. Carros, ônibus, bondes e pedestres disputam o espaço das ruas. As pessoas falam alto, gesticulam e não negam o jeitão agitado dos italianos.

Pronto para começar a viagem? Então anote aí o que você não pode deixar de fazer em Roma durante sua visita e aproveite ao máximo tudo que a cidade eterna pode lhe oferecer.

1 – Mergulhar na história do Coliseu

atrações em Roma_gelato (1 de 1)

Parada obrigatória. O Coliseu terminou de ser construído em 80 d.C e era o local em que acontecia combates entre gladiadores e espetáculos públicos.

Hoje é possível admirar as ruínas desse verdadeiro símbolo da Roma Imperial, sendo uma das atrações mais visitadas pelos turistas.

O Coliseu está localizado no centro da capital italiana, sendo facilmente acessado pelas linhas de metrô e ônibus. Pela sua popularidade, é difícil conseguir fugir das multidões, os primeiros horários do dia podem ser uma alternativa.

Leia também:
Saiba como viajar barato pela Europa

2 – Fazer um pedido na Fontana de Trevi

atracoes-em-roma_fontana-de-trevi

A lenda mais conhecida diz que quem jogar uma moedinha nas águas da Fontana de Trevi terá um retorno a Roma garantido. Mas existe ainda outra crença: quem jogar uma segunda ou terceira moeda na fonte terá seu casamento assegurado.

Não custa tentar, não é? ⛲

Essa fonte barroca é considerada uma das mais bonitas do mundo e, depois de visitá-la, certamente você vai concordar com isso.

Assim como o Coliseu, a Fontana de Trevi é super disputada, por isso, prepare-se para dividir o espaço com muitos outros viajantes.

3 – Caminhar pelo Fórum Romano e Palatino

atracoes-em-roma_forum-romano

Passear pelas ruínas do Fórum Romano é ter a oportunidade de conhecer o espaço que foi durante muito tempo o centro da vida pública romana.

Se a sua intenção é se aprofundar na história do local, o melhor mesmo é contratar uma visita guiada.

Aproveite sua caminhada no Palatino para ter belas visões da cidade e do Coliseu.

O Fórum Romano fica no centro de Roma, a poucos passos do Coliseu. Aliás, a entrada de uma atração serve para as duas.

4 – Parar no Panthéon

atracoes-em-roma-pantheon

As gigantescas colunas da entrada do Panthéon demonstram a beleza arquitetônica que é esse templo.

Ele foi construído para ser um espaço de adoração aos Deuses e hoje abriga o túmulo do artista Rafael e do rei Vítor Emanuel II.

O Panthéon não é muito espaçoso. Por isso, prepare-se para encarar longas filas, mas toda a espera vale a pena para conhecer uma das principais atrações em Roma.

Hospedagem:
Conheça os melhores hotéis em Roma e reserve o seu!

5 – Subir a escadaria da Piazza di Spagnaatracoes-em-roma_piazza-di-spagna

Uma das praças mais famosas da cidade eterna. Na Piazza di Spagna você vai encontrar a escadaria de 135 degraus que vai até a entrada da igreja Trinità dei Monti.

O local costuma ser cheio, não só por conta dos turistas, mas também porque serve como ponto de encontro de muitos jovens italianos.

Se você for no verão, pode ser difícil conseguir uma espacinho entre os degraus, mas se você der sorte, aproveite para sentar e relaxar um pouco enquanto observa o movimento.

6 – Saborear um Gelato autêntico

atracoes-em-roma_gelato

Se você for a Roma e não apreciar um Gelato enquanto caminha pela cidade, sua viagem não estará completa

Embora essa não seja bem uma das atrações em Roma, sem dúvidas não pode faltar em sua visita. Dois ótimos lugares para isso é a loja de Claudio Torcè (localizada na Viale Aventino 59) e o Il Gelato di San Crispino.

7 – Ser testado na Bocca della Verità

Caminhe até a Igreja de Santa Maria e aproveite para conhecer a Boca da Verdade. Segundo a lenda, acredita-se, desde a Idade Média, que se um mentiroso colocar sua mão na boca da escultura, será mordido por ela.  

Você encara o desafio?

8 – Conhecer o Vaticano

atracoes-em-roma_vaticano

Mesmo quem não é católico ou não liga para religião pode considerar o Vaticano na hora de escolher as atrações em Roma que vai visitar.

Na famosa basílica de São Pedro, é possível ir até o seu mirante para desfrutar de uma bela vista da cidade.

Mas vá preparado, pois o elevador não chega até o topo e as escadas são bem compactas. Uma opção para quem se interessa por religião é o famoso museu do Vaticano.

Mesmo não sendo muito comum aos turistas, considere visitar os Jardins do Vaticano. Eles cobrem mais da metade do espaço do Vaticano e contam com uma decoração encantadora. Fique atento, pois é preciso fazer reserva com antecedência.

9 – Curtir o pôr do sol na ponte Sant’Angelo

atracoes-em-roma_ponte-santangelo

Essa ponte conta em sua extensão com dez esculturas de anjos feitas pelo artista Gian Lorenzo Bernini. Aliás, esse foi seu último trabalho.

Aproveite sua localização sobre o rio Tibre, com a mistura da água e da cidade, para assistir o pôr do sol e tirar fotos da basílica de São Pedro.

10 – Comprar frutas no Campo de’Fiori

Considerado o mercado mais antigo de Roma. Lá você vai encontrar muitas flores, frutas e legumes durante o dia. Já à noite o espaço se torna um restaurante e bar.

O Campo de’Fiori fica no centro de Roma, ao leste do rio Tibre. Sua atmosfera leve de hoje deixa oculto o fato de que ali o filósofo Giordano Bruno foi queimado vivo por ter afirmado que a Terra é que girava em torno do Sol e não o contrário.

11 – Observar o movimento na Piazza Navona

atracoes-em-roma-piazza-navona

Caminhando pela cidade você vai perceber que se tem algo que não falta em Roma são praças e fontes.

Uma das mais famosas é a Piazza Navona. Lá é a casa da Fontana dei Quattro Fiumi, esculpida por Bernini, o artista do barroco italiano que citei acima.

Um belo local para fazer uma parada e observar o movimento ao seu redor. Nada mal se você aproveitar o momento para se deliciar em mais um Gelato.

É bom saber antes de ir

atracoes-em-roma_pizza

  • Principalmente nos restaurantes é comum que os italianos prefiram tentar entender o português do que ter uma conversa em inglês. Então não se preocupe e abuse da mímica.
  • Roma é um destino muito procurado pelos turistas. O melhor mesmo é comprar todos os ingressos com antecedência pela internet, assim você evita filas enormes. O Roma Pass também oferece essa vantagem.
  • A melhor época do ano para fugir das multidões em Roma é em maio e setembro. Agora se você não se importar com temperaturas mais baixas, considere também entre outubro e abril.

Conhece outras atrações em Roma que são imperdíveis ou quer comentar sobre sua viagem para a cidade eterna? Então deixe um comentário.

Até a próxima! ✈

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂