Dobrodošli, viajante! Hoje vou compartilhar 7 curiosidades da Croácia que descobri observando, conversando com os croatas e também pesquisando sobre a história do país.

Um mês vivendo em terras croatas foi suficiente para me apaixonar pelo país. Uma das palavras que aprendi foi essa que dividi com vocês: Dobrodošli que significa bem-vindo. ☺

Quer descobrir mais sobre a Croácia também? Então vamos lá! 

1 – Eles não ligam para os centavos

A primeira vez que me deparei com a insignificância dos centavos para os croatas foi em uma espécie de padaria em Split.

Eu estava toda preocupada tentando achar algumas moedas na carteira para completar o valor enquanto a mocinha que me atendia já tinha deixado a nota no balcão, embalado minhas compras e me desejado uma boa tarde.

Desde então percebi que toda vez que o valor era de 19,90 kunas (a moeda local), eles me diziam 20 kunas. Quando o valor era de 19,18 kunas, eles me cobravam apenas 19.

Até hoje, a maioria dos lugares que visitei têm essa negação aos centavos.

kuna croata

2 – Eles são um dos países europeus com mais bens protegidos

Em um empate com a Espanha, a Croácia tem inúmeros pontos turísticos declarados como patrimônio da humanidade pela organização UNESCO.

Não é difícil perceber essa riqueza. Andado pelas ruas você encontra diversas paisagens históricas e muito estilo medieval na arquitetura das partes antigas da cidade.

Não para por aí, a Croácia ainda é dona de belas paisagens naturais com grande número de praias, ilhas e parques.  

croácia-Dubrovnik

3 – Eles ainda não reciclam o lixo

Como nada é perfeito, preciso citar também os pontos negativos ou, melhor, que precisam ser desenvolvidos na Croácia.

Desde que cheguei, a anfitriã do apartamento que aluguei me avisou que o lixo ainda não é separado para reciclagem.

Embora algumas pessoas façam o trabalho de separar, segundo ela, tudo acaba indo para o mesmo local no final.

O que me lembrou que no Brasil a maioria do lixo doméstico também não é reciclado.  

croacia reciclagem

4 – Eles têm mais homens trabalhando como atendentes

Depois de chegar na Croácia, comecei a reparar que a maioria dos atendentes em restaurantes são homens, não é muito comum encontrar mulheres.

Refletindo sobre o assunto, percebi que isso também acontece na França. O motivo ainda não consegui descobrir, se é que existe uma razão especial para esse costume.

Leia também:

croacia atendentes

 5 – Eles são um dos maiores produtores de lavanda

Em minha primeira caminhada pelas ruas de Split, reparei que existiam inúmeras lojinhas vendendo produtos feitos de lavanda.

Tem de tudo que você pode imaginar, como me disseram em um dos comércios “a gente praticamente come lavanda por aqui”.

Fiquei surpresa, não sabia que a Croácia era produtora em peso de lavanda, sempre tinha ouvido falar da França e nunca daqui. Para testar comprei sabonete, hidratante de lábios entre outras coisas, gostei.

croacia lavanda

Leia também:

6 – Eles são os responsáveis por inventar a gravata

Os croatas costumavam usar no pescoço um modelo de lenço de linho no verão e de lã no inverno, foi daí que começou a surgir a gravata. 👔

Embora tenha uma certa briga entre croatas e franceses sobre a criação do acessório que tanto conhecemos nos dias atuais, são os croatas que ganharam essa briga e são considerados os pais da gravata.

Ao entrar em lojas de souvenirs, certamente você vai encontrar produtos em formato de gravata com as cores da bandeira croata.

curiosidades da Croácia

7 – Eles são o país de origem dos dálmatas

Você se lembra do filme 101 dálmatas? Pois é, aquela raça linda que ficou tão famosa nos filmes da Disney são croatas.

Seu nome vem da região Dalmácia que fica no oeste da Croácia, porém não se sabe ao certo se os primeiros dálmatas se originaram nessa parte do país.

croacia dalmata

E aí, você conhecia essas curiosidades da Croácia? Não esquece de seguir meu Instagram pra conferir minhas viagens em tempo real.

Até a próxima! ✈

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂