Qual é a figura que você tem das pessoas que vivem nos países nórdicos? Vikings barbudos preparados para a briga? Um exército igualzinho ao Deus do trovão, o famoso Thor? Pessoas de poucas palavras, cara de brava ou beberrões? Afinal, como são os escandinavos?

Nesse texto, vou falar de algumas características gerais. Mas vale lembrar que percepções variam e que estereótipos sempre erram. Afinal, nem todo brasileiro é samba ou ama praias, não é?

Como são os escandinavos com os viajantes?

fjord_os-escandinavos

Um dos grandes estereótipos que temos dos nórdicos é que eles são pessoas extremamente fechadas e de pouca conversa.

Não é que eles não gostem de pessoas, a grande questão é a cultura. Assim como no Brasil temos o costume de abraços e sorrisos. Lá eles são mais reservados.

Veja bem, isso não quer dizer que são pessoas de coração gelado ou mesmo rudes.

No meu tour pela Finlândia, eu percebi que as pessoas eram quietas. Ou seja, dificilmente eles vão tomar a iniciativa de puxar assunto com você (a não ser que alguns copos de álcool estejam envolvidos).

Mas caso você tome a atitude e tente uma conversa, a probabilidade deles serem rudes é baixa.

Sempre que precisei perguntar para alguém direções para chegar em algum lugar, os finlandeses foram extremamente prestativos e simpáticos.

Na Suécia e na Dinamarca também não tive nenhum problema. Mas na minha opinião, os finlandeses ganharam o troféu de simpatia.

Hospedagem:
Precisa de hotel em Estocolmo? Pesquise aqui opções para seu bolso!

Outro ponto muito positivo na Escandinávia é que praticamente todo mundo fala inglês, o que facilita muito a comunicação.

Desde o motorista do ônibus que peguei até as pessoas que precisei parar na rua para perguntar alguma direção.

Todos tinham um nível de inglês muito bom. A razão, segundo minha hóspede finlandesa, é que eles aprendem durante muitos anos o idioma na escola.

Cultura e estrutura para viajantes nos países nórdicos

os-escandinavos_estocolmo

Se tem algo que os escandinavos amam é o contato com a natureza. Não é difícil entender o motivo já que todos os países naquela região possuem paisagens deslumbrantes.

Na Noruega o grande destaque fica por conta dos mais de mil fiordes. Sendo os mais famosos o Nærøyfjord, o Sognefjord, o Lysefjord e o Geirangerfjord que estão na Costa Oeste do país.

Na Suécia, o arquipélago de Estocolmo é um destino sensacional para se apaixonar pela natureza. A Finlândia é o país dos lagos, são mais de 187 mil lagos e florestas num espaço de apenas 338.424 km²!

Por isso, para aproveitar o verão e os dias mais longos os escandinavos adoram curtir as férias em casas de campo, praticar esportes como trilhas e escaladas. A pesca também é parte da cultura dos países nórdicos.

Já no inverno, diante de temperaturas baixíssimas (estamos falando de até -30 graus!), os esportes de inverno, claro, predominam.

A estrutura para viajantes

os-escandinavos

Não é segredo que os países nórdicos possuem os maiores índices de desenvolvimento na Terra.

Por isso, a estrutura para receber viajantes é perfeita. Ônibus, trem, metrô, barcos, faixa para ciclistas.

Tudo que um viajante precisa para se deslocar durante sua viagem você vai encontrar por lá e tudo bem sinalizado.

Além disso, é fácil encontrar mapas da cidade e pontos de informação. Como disse, praticamente todos eles falam inglês, então não há dificuldades para se comunicar.

Hospedagem em Oslo:
Pesquise aqui os melhores hotéis e escolha o seu!

Mais um ponto positivo para os nórdicos em termos de estrutura é a qualidade dos hostels.

Quem quer viajar economizando, é possível encontrar opções modernas e bem equipadas por um preço super justo. Acampar também pode estar em seus planos caso sua viagem seja durante o verão.

Os escandinavos são beberrões?

os-escandinavos_neveComo nada é perfeito nessa vida, é claro que os escandinavos também têm lá seus problemas. Mesmo vivendo em sociedades extremamente desenvolvidas.

A bebida é um exemplo disso. Provavelmente você pensou “mas beber não é um problema”. Bem, não quando se tem controle ou se pratica o tal “beber socialmente”.

Os finlandeses ganharam a fama de beberrões e o problema é que hoje o álcool é um dos principais fatores que causam a morte dos homens por lá. 

A alta taxa de suicídio nos países nórdicos também são preocupantes e, nessa hora, o álcool não é o melhor amigo.

Curiosidade: a vida amorosa dos escandinavos

Quem quiser se envolver em um relacionamento com os nórdicos, é preciso saber que a cultura por lá é bem diferente da nossa.

Por estarem em uma região com alta taxa de desenvolvimento, tanto os homens como as mulheres se tornam muito independentes.

A Suécia, por exemplo, é o país com mais moradores que preferem viver sozinhos no mundo, em segundo está a Noruega. 

Talvez a principal dica para começar um relacionamento com os escandinavos seja tomar a iniciativa mesmo, já que eles costumam ser mais reservados.

Se você vai se aventurar pelos países nórdicos, saber como são os escandinavos pode ajudar a quebrar barreiras de comunicação. Se você lembrou de alguma característica que eu deixei de fora desse texto, deixe nos comentários!

Até a próxima. 

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂