Se você gosta de curtir a natureza, a Blue Cave e a Green Cave são duas beldades da Croácia que devem estar em seu roteiro pelo país.

Para quem estiver hospedado em Split, Zadar ou Hvar vai ser mais fácil e (barato) chegar até essas ilhas. Mas se você estiver em outras cidades certamente vai encontrar opções de excursões.

Senhoras e senhores, com vocês a Blue Cave 

Situada na ilha de Biševo, a Blue Cave está no centro arquipélago da região da Dalmácia. Essa gruta é um dos pontos de beleza natural mais conhecidos do mar Adriático (parte do mar Mediterrâneo).

Todo esse glamour é resultado do mágico tom azul brilhante da água dentro da caverna.

Esse fenômeno acontece quando a luz do sol invade o interior da gruta por meio de um pequeno espaço no teto. Essa luminosidade é refletida pela areia branca na água, deixando-a com um tom espetacular de azul. 

blue cave croácia

O charme de visitar a Blue Cave começa quando todos dentro do pequeno barco que acessa o local são convidados a abaixarem a cabeça (caso não queiram ficar sem ela!) pra passar na pequena entrada de 1,5 metros de altura e cerca de 2,5 metros de largura.

O motivo é que a entrada natural da caverna está abaixo do nível do mar. Antigamente só era possível acessar a Blue Cave mergulhando. Em 1884, foi construída então uma entrada artificial grande o suficiente para passar apenas pequenas embarcações.

blue cave croácia

A entrada da Blue Cave, seu azul deslumbrante e o visual da ilha de Biševo

O melhor horário para visitar a caverna azul e conseguir ver esse fenômeno natural na Croácia é na parte da manhã, entre 9h e 12h.

Se você for contratar uma agência, fique atento se o tíquete da Blue Cave está incluso no valor. Caso contrário será preciso desembolsar mais 50 kunas (em média).

Leia também: 

Senhoras e senhores, com vocês a Green Cave      

A Green Cave está situada na pequena ilha de Ravnik. Ela tem duas entradas naturais, maiores do que a Blue Cave o que já permite a passagem de lanchas e barcos.

Ao entrar na caverna você também vai se deparar com o fenômeno da cor da água. Mas nesse caso a beleza tem um tom de verde.

As responsáveis por colorirem a água na Green Cave são as algas verdes que encontraram sua casa no teto da gruta.

Green cave na Croácia

O grande destaque da Green Cave é, sem dúvidas, uma abertura estreita no teto que permite a entrada de um feixe de luz na caverna. Diz a lenda que quem mergulhar sob esse feixe de luz viverá cem anos.

blue cave e green cave 4

A lenda diz que quem mergulhar sob esse feixe de luz viverá cem anos

Mito ou verdade, não custa nada fazer o ritual e curtir a experiência da Green Cave. 

Como chegar até esses fenômenos na Croácia?

A forma mais prática de conhecer essas duas belezas naturais na Croácia é por meio de uma agência de passeios turísticos.

A maioria dos pacotes para a Blue Cave já incluem a passagem também pela Green Cave. E ainda outras ilhas que estão no caminho. O preço varia de agência para agência, embora seja difícil achar algo com um valor muito mais baixo.

Sugaman Tours é uma das agências que fazem o trajeto. Ela fica dentro do Palácio de Diocleciano, em Split. Mas dá para encontrar informações sobre tours e fazer a reserva online, se você preferir.

O valor do passeio é de 90 euros (cerca de 328 reais) em baixa temporada. Durante o verão europeu esse preço sobe para 116 euros (423 reais) e 58 euros (211 reais) crianças entre 3 e 8 anos.

blue cave na Croácia

Se você estiver em outra cidade, como Zadar ou Hvar, é só procurar uma agência. Todas oferecem o tour da Blue Cave.

Se você é o tipo de viajante que prefere fazer os passeios sem contratar nenhum serviço, é possível. Mas vai ser bem trabalhoso.

Para quem está em Split uma opção é pegar a balsa oficial da Croácia, a Jadrolinija até Vis (ilha habitada mais próxima). E de lá pegar outro barco que leve até a Blue Cave ou Green Cave.

O custo da passagem de Split até Vis é de 54 kunas, dependendo da época do ano.

Considere dormir em Vis, pois o horário dos barcos que fazem o trajeto é limitado, dificilmente você vai conseguir ir e voltar no mesmo dia.    

Se você quiser ainda alugar barcos para fazer tours privados também é uma opção e diversas agências oferecem essa possibilidade.

Dicas e considerações 

  • Marque o tour para a Blue Cave logo nos primeiros dias que você chegar na Croácia. O motivo é que a caverna fecha com frequência dependendo das condições do vento. Por isso é comum que a data precise ser alterada.
  • Não é permitido nadar na Blue Cave, já na Green Cave sim. Mas muitos guias não aconselham. Se você quiser curtir essa experiência converse e combine antes com o seu guia.
  • Prepare-se para o alto mar. A Blue Cave está longe de Split, cerca de 1h 30min.
  • Use roupas confortáveis e tenha em mente que você pode pegar algumas ondinhas pelo caminho.
  • A parte ruim do passeio da Blue Cave é que a parada dentro da caverna é bem curta, cerca de 10 minutos ou menos. 
  • O passeio é lindo, mas se você não está querendo gastar muito talvez não seja o melhor tour pra escolher. Como falei acima, a parada na Blue Cave é bem curta e você pode sair decepcionado.  

E aí, o que achou desses dois fenômenos naturais da Croácia? Compartilhe nos comentários.

Até a próxima!  ✈

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂