Uau! 😯 Essa reação é instantânea ao ficar diante das enormes rochas que cercam a água azul turquesa do Gorges du Verdon. O cânion, considerado o mais bonito da Europa, fica na região chamada “Provence-Alpes-Côte d’Azur” entre a famosa Provence e a Riviera Francesa, ao sul da França.

A melhor maneira de chegar é por carro. Vindo de Nice, você vai percorrer um pouquinho mais de 150 km. O local é cercado por vilas charmosinhas. Você vai se apaixonar pelas casas em estilo mediterrâneo, o cheiro de lavanda e as diversas plantações de uva pelo caminho.

Gorges du Verdon, para quem quer curtir a natureza

Gorges du Verdon_canoa

Quem gosta do clima de montanha, belas paisagens e prática de esportes de aventura vai amar a região do Gorges du Verdon.

O destino é renomado para a prática de escalada, são mais de 2.500 paredes de escalada espalhadas pelas rochas calcárias. Caminhadas e trilhas também são outro forte do local, as paisagens vão compensar todo o esforço.

O lugar também é bem procurado por famílias que querem curtir as férias em meio à natureza. Na parte acessível do cânion, dá para fazer pedalinho e canoagem.

O Gorges du Verdon é, ainda, um ótimo lugar para organizar um piquenique com a família ou os amigos de viagem. E não dá para perder a oportunidade de assistir ao colorido pôr do sol no topo do lac de Sainte-Croix.

Os lagos

Gorges du Verdon_Lac

A região do Verdon é rodeada por lagos, ao todo são cinco. O mais famoso é o que eu citei logo acima, o Lac de Sainte-Croix.

A água tem uma tonalidade de azul linda e ainda é possível nadar, porém a temperatura é bem geladinha. Dá para alugar barco e fazer um passeio por toda sua extensão.

Os outros lagos da região são lac d’Esparron, lac d’Artignosc, lac de Castillon e lac de Quinson. Dá para saber todas as atividades disponíveis em cada um deles pelo site oficial do Gorges du Verdon. 

Melhor época para ir ao Gorges du Verdon

Gorges du Verdon

Durante o verão europeu (entre junho e setembro) o Gorges du Verdon fica lotado. Os preços também sobem, já que é a alta temporada. Quem vai visitar o cânion durante essa época, o melhor é reservar tudo com antecedência.

A primavera (entre março e junho) pode ser um bom momento para conhecer o Verdon, já o inverno e outono são furadas porque o destino é interessante para aproveitar na montanha. Os dias ensolarados são os melhores.

LEIA TAMBÉM:

Onde ficar no Gorges du Verdon

Gorges du Verdon pato

O Gorges du Verdon é muito procurado por quem quer acampar. São diversos lugares que oferecem bons espaços de acampamento e a vantagem é que os preços são bem mais acessíveis do que os hotéis. No site oficial do cânion você encontra uma lista de campings.

Agora se você prefere o conforto de um quarto de hotel, também existem boas opções na região, mas prepare o bolso, o custo pode ser salgado.

Veja aqui uma lista de hotéis 

Vale a pena saber que muitos dos hotéis e, principalmente os campings, só estão abertos durante o verão, quando é a alta temporada.

Para aproveitar bem toda a área do Gorges du Verdon, procure reservar uns quatro dias cheios por lá. Se você puder aumentar esse tempo, melhor ainda.

Se você já foi ou está planejando visitar o cânion, compartilhe nos comentários.

Até a próxima! 🏕

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂