Não tem jeito, ao andar pela capital da Irlanda é impossível que você não repare em uma das suas peculiaridades: as portas coloridas de Dublin que deixam as casas um verdadeiro charme.

É algo tão único que essas portas vermelhas, verdes, azuis ou mesmo pink viraram cartão postal da cidade. E, acredite, você precisará se esforçar para não querer fotografar todas elas. ☺

Como as portas de Dublin ganharam cor?

Entre todos os boatos, o que mais parece fazer sentido é que tudo começou entre o período de 1714 e 1830. Quando a capital Irlandesa vivia o período georgiano, nome dos reis britânicos que passaram pelo trono entre essa era.

Dublin teve um grande desenvolvimento, se tornando a segunda maior cidade do império inglês, só atrás de Londres.

Com a prosperidade, os prédios e casas da cidade começaram a ser construídos em arquitetura georgiana sofisticada, deixando pra trás os muros e paredes medievais.

O problema é que essas construções precisavam seguir regras rígidas. O que faziam todas as casas parecerem iguais e sem muita criatividade.

Foi então que os moradores, como forma de colocarem seu toque pessoal às suas próprias casas, começaram a pintar suas portas de diferentes cores.

Hoje, é possível apreciar essas belíssimas portas nos bairros que mais conservam o estilo georgiano da cidade.

portas coloridas de Dublin

Leia também:

Melhores lugares para você fotografar as portas coloridas de Dublin

Para quem acha as portas coloridas de Dublin uma graça, assim como eu, resolvi separar os melhores lugares na cidade em que você pode encontrá-las.

Por toda a capital irlandesa você pode se deparar com portas coloridas, mas essas mais graciosas que preservam o estilo georgiano estão mais concentradas em algumas áreas.

Coloque no GPS, pegue sua câmera e prepare-se para fotografar! 

  • Merrion Square – considerada uma das praças mais elegantes da cidade, essa região está situada no sul de Dublin.
  • Fitzwilliam Square – também ao sul, dá para ir andando da Merrion Square.
  • Baggot Street – nessa rua você pode se deparar com dois estilos arquitetônicos da história de Dublin, na sua parte baixa (Lower Baggot Street) estão as construções georgianas. Já na parte superior (Upper Baggot Street) estão as casas da era vitoriana.
  • Drumcondra Avenue nessa avenida você vai encontrar muitas portas coloridas, já não tanto no estilo georgiano, mas que também são belas caso queira fotografar. Sua localização é ao norte de Dublin.

Dê uma volta nos arredores do parque St Stephen’s Green, lá também tem portas lindas e bem preservadas.

Esses foram os pontos em que mais me deparei com essas belas portas coloridas de Dublin. Você conhece outro lugar? Compartilhe nos comentários!

Até a próxima! ✈

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂