Dobar dan, viajante! Se você planeja passar suas próximas férias na Croácia, uma cidade que recomendo conhecer é Split.

Nela você vai encontrar o belo Palácio de Diocleciano, situado no centro histórico, vai poder tomar um café curtindo o pôr do sol de frente para o porto e caminhar pelo parque florestal Marjan, onde é possível ter uma vista linda da cidade.

porto de split

Split ainda está situada em um ponto estratégico do país, praticamente no meio de dois lugares muito procurados pelos turistas, a 409 km da capital Zagreb e a 229 km de Dubrovnik. Além de estar próxima também das famosas ilhas de Hvar e Brač.

Nesse post, você vai encontrar os pontos mais interessantes da cidade para conhecer.

Continue lendo!

Desvendando o centro histórico de Split

O centro histórico de Split esbanja charme com a sua arquitetura medieval bem conservada.

Palácio de Diocleciano


Palácio de Diocleciano em split

Um dos principais pontos procurados é, sem dúvidas, o Palácio de Diocleciano (em croata Dioklecijanova palača). Construído pelo imperador romano Diocletian. O lugar é grande, chegando a ocupar metade do centro histórico de Split.

Não é preciso pagar nada para circular pelo espaço do palácio. As ruas são preservadas ao estilo antigo estreito e não passam carros.

Se você estiver hospedado fora do centro e quiser vir de carro, é só estacionar ao redor (lembre-se de comprar o tíquete nas máquinas automáticas, sempre tem uma perto, caso contrário você pode ter uma multa esperando você na volta).

Cenas Palácio de Diocleciano em split

Circular meio sem rumo é uma das formas mais eficientes de descobrir as inúmeras ruazinhas charmosas que fazem parte do palácio.

Por todo lugar você vai encontrar turistas, o espaço é cheio de lojas de souvenirs, restaurantes, lojas de roupas e caixas eletrônicos para sacar dinheiro.

Se você gostar de história e quiser saber a fundo tudo sobre o Palácio de Diocleciano, pode reservar uma visita guiada. O valor é, em média, de 100 kn.

A Split Walking é uma das agências que oferecem o passeio.

Leia também:

Catedral de São Dômnio

Catedral de São Dômnio em split

Uma das partes mais bonitas de se ver no Palácio de Diocleciano é a praça da Catedral de São Dômnio (em croata Katedrala Svetog Duje).

O estilo de sua arquitetura predominante é a Românica. Mas você vai encontrar arcos em estilo grego e também uma estátua de esfinge, o que torna o lugar muito único.

Para apreciar essa bela paisagem, tem um café bar bem no local que deixa almofadas espalhadas nas escadas. Dá para degustar um vinho, um coquetel ou mesmo um café enquanto observa os detalhes da construção da catedral. 

praça da Catedral de São Dômnio em split

Para quem quiser, ainda é possível ir ao topo da torre da catedral. De lá você terá uma bela vista do centro de Split.

O único ponto de atenção é que as escadas que te levam até lá exigem da sua condição física, não tem elevadores. O custo de entrada é de 15 kn.

Mercados de rua 

Para quem quiser comprar, como um local, frutas, vegetais ou peixes fresquinhos, acontece todos os dias em Split mercados de rua.

O de peixe fica na rua Marmontova, uma das principais do centro. O horário é das 6h30 até às 14h.

Já o de frutas e vegetais acontece na rua Stari pazar, acabando também às 14h. É um ótimo lugar para papiar com os croatas e achar produtos frescos por um preço bem em conta.

mercado de vegetais split

Parque florestal Marjan e arredores

Embora o Palácio de Diocleciano seja um dos principais destaques do centro histórico de Split, você não deve se limitar a ele.

Vale a pena caminhar pelos arredores, tem muitas casinhas construídas em pedras, no estilo mediterrâneo que são uma graça de se ver.

Outro lugar interessante de ir é o parque florestal Marjan. Dá para ver muito verde e desfrutar de uma vista única de Split.

Por ele estar em um morro, você conseguirá ver o porto e as igrejas da cidade, além de ter uma visão das ilhas próximas. É ponto de parada para fotos.

parque florestal Marjan split

Logo na entrada do parque, você vai encontrar um restaurante e pode fazer uma parada para tomar um café ou um drink olhando Split de cima. As poltronas da frente são exclusivamente para quem só vai beber algo.

Já nas mesas é possível almoçar ou só comer um docinho. Não se preocupe, pois em qualquer parte do restaurante sua visão será boa.

Desvendando as praias de Split

Além de conhecer um dos mais preservados palácios romanos da Croácia, quem quiser também pode nadar (se tiver coragem de encarar a água gelada) nas praias de Split. Elas ficam próximas e de fácil acesso.

Bačvice Beach é a mais próxima, cerca de sete minutos de ônibus. Dá para ir a pé do centro histórico, você vai gastar algo em torno de 15min.

Outra opção para chegar lá é por bicicleta, mas é bom saber que o preço do aluguel da bike é meio salgado, uma hora custa 20 kn.

Bačvice Beach em split

Ao chegar em Bačvice você vai se deparar com algo bem comum na Croácia, as praias com pedras e não areia.

Os restaurantes do local costumam fazer promoção interessante para quem gosta de saborear drinks de frente ao mar.

Você paga 100 kn por um litro de coquetel da sua escolha. 

Bačvice Beach em split mojito

Outra opção de praia próxima a Split é a Firule Beach (ela tem areia, viva!). Fica só a 21 min do centro caminhando, também dá para ir de carro ou ônibus.

Leia também:

Desvendando a noite em Split

Quem quiser esticar o dia e conhecer a noite em Split também não vai se arrepender. No próprio centro histórico você vai encontrar inúmeros bares que tocam música e vendem bebidas.

Eles não costumam ser muito grandes, então é normal pegar seu drink e ficar do lado de fora.

esfinge em split

Agora se você procura mais por uma espécie de balada, um lugar bem falado em Split é o Klub Quasimodo. Deixo aqui a página do local no Facebook para quem quiser saber o endereço e horários de funcionamento.

Onde ficar em Split?

As principais atrações da cidade estão no centro histórico. Por isso, se você não for alugar um carro, o melhor é encontrar um hotel nessa região.

Assim você poderá fazer tudo caminhando e curtir a noite sem gastar com táxi. No centro tem muitas opções de acomodações.

Eu recomendo um apartamento bem charmoso pelo Airbnb e a Suzi (a pessoa responsável pelo espaço) foi extremamente solícita em tudo que precisei – dicas de pessoas locais são sempre as melhores!

Aqui está o link do apartamento que citei para quem se interessar.

Mapa e informações úteis sobre Split

A companhia de ônibus de Split chama-se Promet, a passagem pode ser comprada:

Direto com o motorista ou em alguns pontos de ônibus tem uma banca da empresa que também vende. O custo dentro da cidade de Split por passagem é de 10 kn (com o motorista 11 kn). Dá para adquirir o trajeto de ida e volta.

A cidade é segura e você pode caminhar tranquilamente à noite, nunca tive nenhum problema com isso.

mapa de split

Clique para abrir o mapa com os pontos de interesse

Ufa! Não é fácil conseguir falar de tudo sem se prolongar muito. Split é uma cidade viva, com muitas atrações. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Não se esquece ainda de seguir meu Instagram, lá tem mais fotos sobre o meu tempo na Croácia, dicas de um lugar mara para tomar um café da tarde e muito mais!

Até a próxima! ✈

P.S: Dobar dan significa “olá” em croata ☺

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂