Se você é um Coffee Lover como eu, certamente visitar cafeterias sempre está em seu roteiro de viagem. Nesse texto, você vai encontrar uma lista com as 10 melhores cidades para tomar café pelo mundo.

O Brasil, assim como a Colômbia, Quênia e Panamá são um dos maiores produtores do grão. O problema, porém, é que, muitas vezes, as melhores colheitas acabam indo para exportação e não ficando no próprio país.

Por isso, você não precisa ir, necessariamente, para esses destinos para tomar um café divino. Na verdade, cada país tem sua própria relação com a bebida; enquanto alguns são os maiores produtores, outros são os maiores “bebedores”.

Nós pegamos o costume dos portugueses. O café é consumido diversas vezes por dia, em shots. O famoso cafezinho: uma xícara aqui depois do almoço, outra lá para despertar na hora que o sono bate.  

Já em outros países, como na Escandinávia, o café tem outro significado. Muitos deles encontram numa caneca de Latte um refúgio para o frio, uma energia para encarar as baixas temperaturas ou ainda uma pausa durante o dia para conversar com amigos e descontrair.

Isso faz com que conhecer cafés por onde você viaja seja ainda mais interessante. Então, aí vão as 10 melhores cidades para você tomar café pelo mundo.

Hummm ☕

1 – Roma , Itália

tomar café pelo mundo-espresso

O berço do espresso. Roma oferece grande variedade de lugares para degustar um ótimo café.

Se você quer experimentar a vida como um local, então o negócio é pedir mesmo um espresso, nada de café com leite e derivações durante o dia.

Para os italianos, essas são bebidas consumidas apenas no café da manhã, já que o leite pode atrapalhar a digestão.  

Sugestão de lugares: Sant’Eustachio Il Caffé e Antico Caffè Greco.

Curiosidade:
Espresso é um método de preparar café por meio da passagem de água quente (não fervente) sob alta pressão pelo grãos moídos.

2 – Estocolmo, Suécia

tomar café pelo mundo-estocolmo

Os suecos estão entre as nacionalidades que mais consomem café no mundo, segundo a International Coffee Organization (ICO).

Aqui a graça vai além de saborear uma xícara de café. Esse ritual é visto, principalmente pelos mais jovens, como uma pausa durante o dia para relaxar e um importante ponto de encontro para amigos.

Para acompanhar seu café, é só pedir uma deliciosa torta de amêndoa ou um bolinho de canela. 

Sugestão de lugares: Wayne’s Coffee é uma rede suéca de cafés espalhados por toda cidade. Tem Wi-Fi e ambiente aconchegante para uma pausa. Em Estocolmo você vai achar diversos endereços.

Outra grande rede sueca de café é a Espresso House. Agora se você quiser algo menor pode considerar o Barista.

Curiosidade:
Fika é um termo usado pelos suecos para se referir a uma pausa ou intervalo durante o dia para socializar com os amigos ao sabor de um café. Algo similar ao chá da tarde da Inglaterra.

3 – Viena, Áustria

tomar café pelo mundo-viena

A cidade de Viena é chamada por alguns como a “capital do café no mundo”. Aliás, em 2011, a UNESCO considerou as cafeterias da cidade como patrimônios imateriais.

Tomar café é um assunto levado a sério na capital da Áustria. As Kaffeehäuser (cafeterias) são grandes atrações e cada uma possui sua própria singularidade.

Sugestão de lugares: Quem ama gatos, vai adorar saborear um café enquanto brinca com os bichinhos no Cafe Neko. Esse café é a casa de cinco gatos que foram adotados do abrigo de animais de Viena.

Mais uma opção é o charmoso espaço Aida, com opção de doces para acompanhar o café.

4 – Istambul, Turquia

tomar café pelo mundo-istambul

Ótimo para quem gosta de café forte. Em Istambul a bebida é cheia de sabor e escura, bem encorpado.

O motivo é o jeito único que os baristas turcos preparam o café. Os grãos são moídos finamente, depois o café é fervido em um recipiente específico, chamado de cezve.

Se você estiver cansado, uma dose de café turco vai deixá-lo bem acordado.

Sugestão de lugares: Ethem Tezçakar Kahveci e Hafiz Mustafa 1864

5 – Seattle, Estados Unidos

tomar café pelo mundo-seattle

Os moradores de Seattle bebem café mais do que em qualquer outra cidade dos Estados Unidos.

Aliás foi lá, em 1971, que foi aberta a primeira loja da famosíssima rede Starbucks. Quem quiser visitar o local, é só ir até o Pike Place Market.

Mas além do Starbucks, existem outras redes que se destacam na cidade. Você pode experimentar o Seattle’s Best ou mesmo o Caffe Vita.

6 – Havana, Cuba

tomar café pelo mundo-cuba

Mais um paraíso para os amantes do café. A bebida em Havana é tradicionalmente servida em xícaras pequenas, como as de espresso.

Em Cuba, o interessante de provar o café não é bem pela qualidade dos grãos, mas pela história da bebida no país.

Após a Revolução Cubana, em 1959, os grãos passaram a ser produzidos internamente e não importados, porém em menor quantidade. Para conseguir atender toda a população, a quantidade de café consumida por pessoa passou a ser limitada.

Com isso, surgiu o chamado Café con chícharo. Que consiste em uma mistura de terra, grãos de café torrados e ainda grão-de-bico torrado. A mistura tem um tom amargo, por isso os cubanos têm o costume de adoçar seu café.

Na sua visita em Havana, você pode ainda encontrar o café vendido nas janelas, chamados de ventanilla, o preço costuma ser de um peso cubano.  

Sugestão de lugar: Café de las Infusiones

7 – Addis Ababa, Etiópia

tomar café pelo mundo-etiopia

A Etiópia é considerada o berço do café. Por isso, seus moradores levam o assunto a sério.

Fazer café é uma cerimônia que pode demorar cerca de uma hora para os etíopes. O motivo é que os grãos são torrados sobre o carvão quente, todos os participantes são convidados a sentir o cheiro.

Mas com a correria do dia a dia, mais pessoas estão aderindo as cafeterias para degustar um bom café. Bom para os viajantes que têm mais opções de lugares para tomar café etiopiano.

Sugestão de lugar: Harar Coffee Shop

8 – Melbourne, Austrália

tomar café pelo mundo-melbourne

Embora Melbourne não tenha grande tradição no assunto, a cidade se tornou um lugar com ótimas opções para degustar um bom café.

As cafeterias estão por toda parte e são ótimos locais para fazer uma pausa, encontrar os amigos ou mesmo ter seu próprio momento lendo um livro, um jornal.

Sugestão de lugar: Slater St. Bench

9 – Medellin, Colômbia

tomar café pelo mundo-medellin

A Colômbia é uma forte exportadora de café, tem excelente grãos. O problema é que a maioria deles vão para outros países e acabam ficando apenas os inferiores no país.

Mas isso não significa que você não consiga provar uma boa xícara do café encorpado e aromático típicos da região.

Se você tiver vontade de conhecer o processo de produção do café, Medellin também é um ótimo destino, com opções de tours.

Sugestão de lugar: Café Revolución

10 – São Paulo, Brasil

coffee lab

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil e a variedade de cafeterias fazem de São Paulo um verdadeiro paraíso para quem quer saborear uma xícara.

Não importa se você busca um cafezinho, um latte ou um cappuccino. Em São Paulo você vai encontrar desde cafés singulares até grandes redes, nacionais e internacionais.

Sugestão de lugar: Coffee Lab

Tomar café pelo mundo: entendendo os sabores

tomar café pelo mundo

Boa degustação e até a próxima! ✈

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂