Diz a lenda que o Giant’s Causeway foi construído por uma briga de gigantes.

Insultado pelo escocês Benandonner, Finn McCool resolveu criar uma calçada no mar que o levasse da Irlanda do Norte até a Escócia para encontrar seu rival.

Daí teria originado-se o nome Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes).

Já a geologia tem outra explicação para o surgimento do conjunto de cerca de 40 mil colunas de basalto. Uma erupção vulcânica que aconteceu há mais de 60 milhões de anos.

Ela foi a responsável por criar a enorme calçada de pedras, encaixadas perfeitamente, que chamamos de Giant’s Causeway e que se tornou patrimônio da Humanidade em 1986 pela UNESCO.

O que você vai ver no Giant’s Causeway

giant's causeway

Mito e história à parte, a verdade é que a paisagem do Giant’s Causeway é deslumbrante e bem típica da Irlanda.

Já ao chegar onde os carros e ônibus de excursão ficam estacionados, você se deparará com muito verde (e aquele verde vivo, bem verdinho). Além de grandes terrenos com ovelhas fofinhas desfrutando a grama.  

giant's causeway 3

Para chegar até a famosa calçada dos gigantes, você tem algumas opções. Há um ônibus que sai do centro do visitante e leva você até as pedras, ele tem um custo em torno de £ 1,50 ou você pode ir andando pelas trilhas disponíveis.

A trilha azul é a mais fácil e rápida de chegar até a calçada dos gigantes. Já a vermelha e a amarela são mais longas (cerca de 30 minutos andando), mas não são tão cansativas (foi a que eu fiz).

A grande vantagem é a paisagem que você pode desfrutar durante o percurso, já que essas trilhas passam pelo alto da montanha.

⚡ Dica: O melhor é fazer a trilha vermelha ou amarela logo na chegada, do centro do visitante até a calçada. Pois você vai descer. Na volta, a subida deixa a trilha mais difícil. O caminho vermelho, por exemplo, tem muitos degraus. ⚡

vista do giant's causeway

No centro do visitante você pode encontrar visitas guiadas ou mesmo alugar um áudio explicativo dos principais pontos de interesse do Giant’s Causeway.

Leia também:

O que você vai ver na Carrick-a-Rede Rope Bridge

giant's causeway e Carrick-a-Rede Rope Bridge

Você teria coragem de atravessar uma ponte de corda suspensa a 30 metros no Oceano Atlântico?

Esse é o principal motivo que atrai inúmeros visitantes a Ponte de corda de Carrick-a-rede.

Ela fica próxima ao Giant’s Causeway e é parada obrigatória para quem passa pela Irlanda do Norte.

Assim que você se aproxima da ponte vai sentir um forte cheiro de peixes. O motivo é que o local sempre foi um pesqueiro de salmão.

Aliás, foram os pescadores que construíram a primeira versão da Carrick-a-Rede há 350 anos.

giant's causeway e Carrick-a-Rede Rope Bridge 2

Eu não tive medo de encarar a travessia, na verdade o percurso é muito rápido.

Você mal consegue tirar fotos devido ao grande fluxo de pessoas. Se você demorar muito certamente alguém que trabalha lá vai pedir que você se apresse.

Do outro lado da ponte, na pequena ilha Carrick-a-Rede a vista é linda. Dá para admirar golfinhos se divertindo no mar e muitas espécies de aves.

Como chegar e quanto custa visitar o Giant’s Causeway e a Carrick-a-Rede Rope Bridge

Existem muitas agências que oferecem um dia de tour pelo Giant’s Causeway que inclui também a ponte de rede. Esse é o jeito mais prático para quem não tem muito tempo disponível em seu roteiro.

A vantagem também é que você não precisa se preocupar em alugar carro, comprar bilhetes ou se perder com o GPS.

A desvantagem porém é que por ser apenas um dia de tour, os passeios acabam sendo muito rápidos. E, por exemplo, na ponte Carrick-a-Rede a fila costuma ser longa.

A Love Irland oferece duas opções de tour saindo de Dublin. Uma com guia por 65 euros e outra que oferece apenas o transporte para todo o trajeto, mas sem guia, no valor de 49 euros.

Em ambas opções o valor de entrada nas atrações está incluso.

Os preços de entrada no Giant’s sem excursão é de £ 7,50 por adulto comprado online ou £ 9 pra quem quiser adquirir no centro do visitante.

Eles oferecem ainda um desconto de £ 2 para quem chegar ao Giant’s por meio de bicicleta, a pé ou transporte público. É o chamado Green savings.

Já a Carrick-a-Rede o valor de entrada é de £ 5,90.

Quem visita a Irlanda (seja do Norte ou a República) se encanta com a natureza deslumbrante.

O  Giant’s Causeway e a Carrick-a-Rede Rope Bridge são dois bons exemplos disso. Não é a toa que eles estão no topo das atrações mais visitadas no país. 

Quem quiser conhecer mais sobre a lenda dos gigantes, o site giantscausewaytickets.com conta toda a história.

Você já foi ou quer ir no Giant’s? Conta nos comentários! 

Até a próxima! 🍀

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂