Bem-vindo a bordo! Escolhi um assunto bem conhecido por aqueles que já embarcaram em uma companhia área low cost.

o drama de que o passageiro tem direito a apenas uma bagagem gratuita de mão com no máximo 10kg. Sim, eu sei, parece impossível sobreviver a isso, não é?

Como vou levar todos os meus sapatos e roupas preferidas para sair linda e maravilhosa nas fotos que tanto sonhei?

Sei bem como é essa indignação, viu. Mas calma, no começo parece impossível, mas dá sim pra viajar low cost sem exceder o peso da mala e ainda tirar fotos perfeitas.

Esse post é o primeiro da série “Como Lidar”, pretendo fazer outros textos sobre assuntos que tiram o nosso sono em uma viagem.

Então fique à vontade para deixar sugestões nos comentários para os próximos assuntos. Agora sim, vamos falar da nossa missão impossível: uma mala de 10kg.

Por que o limite da bagagem para companhias low cost é de 10kg?

Se você é o tipo de pessoa que gosta de viajar e também de economizar durante a jornada, provavelmente já se deparou com nomes como Ryanair, uma companhia aérea irlandesa e que costuma ser a campeã dos preços baixos. 

Flybe, parte de um grupo de empresas aéreas da Europa e, Virgin America, para quem está pelos Estados Unidos.

Existem muitas outras companhias aéreas de baixo custo e, a maioria delas, além de valores mais acessíveis, colocam uma regra maldosa para os viajantes, um limite de 10kg em bagagem de mão.

O motivo não é difícil de entender. Para eles conseguirem oferecer voos com preços mais baixos, eles precisam ganhar em outros serviços extras.

É um modelo de negócio mais baseado em “self-service”, você escolhe o que quer a mais e paga por isso.

Navegando pelo site dessas companhias, você vai perceber que o valor da passagem em si é sempre em conta. Mas cada coisa que você quer adicionar tem custos bem mais salgados e você paga por tudo!

Algumas delas, por exemplo, cobram caso você queira ser avisado sobre sua reserva por SMS.

Leia também:

Gana extra

Como essas companhias sabem que a bagagem é algo super importante para quem vai viajar, parece um ótimo pretexto para lucrar mais, não é? Então, esse é um dos principais motivos que fazem essas empresas restringirem o peso da sua mala.

Vale lembrar pra quem nunca viajou por low cost, essa bagagem de 10kg é de mão, então você não precisa fazer o processo de despacho caso só voe com ela.

Pode acontecer em voos que estão lotados deles ofereceram, na hora de entrar no avião normalmente, para colocar a mala no porão. Caso contrário, você leva ela com você.

Outra informação importante é que além do limite de peso, você precisa também obedecer ao limite de tamanho da bagagem, as dimensões na Ryanair, por exemplo, são de 55cm x 40cm x 20cm.

Algumas pessoas arriscam e acabam levando maior, eu já vi destinos em que eles estavam medindo e tive caso de amigos que precisaram pagar excesso de bagagem. Então se você decidir fazer o mesmo esteja preparado caso eles considerem sua mala fora do padrão.

O excesso de bagagem é bem caro. Compensa mais pagar por uma mala maior do que exceder, essas taxas ficam disponíveis nos sites das companhias aéreas se você quiser olhar antes do seu voo.

Levar o necessário bagagem de mão low cost.

Como sobreviver com uma mala de 10kg?

Agora que já falamos o motivo das companhias aéreas limitaram o tamanho e peso das bagagens, vamos falar sobre o mais importante:

Como lidar com isso sem precisar pagar mais por bagagem e aproveitar sua viagem como você imaginou.

Continue lendo.

Deixe seu lado objetivo florir 

Você já reparou que sempre levamos todo o guarda-roupa na mala e acabamos usando apenas algumas peças durante a viagem?

Isso sempre acontecia comigo, então quando me deparei com 10kg de limite, o primeiro a fazer foi arrumar a mala pensando racionalmente.

Coloque tudo na sua cama, dê uma boa olhada para as peças e só pegue aquelas que você realmente precisa. Não se esqueça de dar uma olhadinha na previsão do tempo, isso vai ajudar a deixar o desnecessário em casa.

Deixe seu lado criativo agir

Ter opções é ótimo. Mas com uma boa dose de criatividade você pode usar mesmas peças de roupa para fazer diferentes combinações. Assim a foto não fica igual e você não excede o peso da bagagem.

Outra dica para ajudar a escolher as roupas certas é já combiná-las antes de chegar no destino. Saiba qual peça você vai usar com qual e já separe por dia.

Deixe seu lado básico sorrir

Dar preferência por roupas básicas pode ser uma boa maneira de contornar o problema de espaço. Essas peças são facilmente combinadas e ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas podem sim ser bem estilosas.

O segredo vai ser escolher acessórios mais chamativos que vão dar um ar super descolado na combinação. A vantagem é que colares, brincos, lenços e outros acessórios ocupam muito menos espaço na mala do que as roupas, então vale a pena investir nessa ideia.

Deixe seu lado “dobradeira” surgir 

Eu vi uma dica que falava que a forma de dobrar as roupas para malas faz diferença no tamanho que elas ocupam. Fiz o teste e gostei.

Quando vou viajar agora só levo minhas peças enroladas, como se fossem um rocambole. Isso além de economizar espaço, não deixa que elas amassem muito, coisa boa, não é?

Eu sei que pode parecer meio impossível ser feliz em uma viagem apenas com uma mala de 10kg. Mas não se preocupe, com jeitinho dá sim. Depois da primeira vez que você voar por uma companhia low cost vai ficar craque em não exceder o bendito limite.

Termino o post aqui, espero ter ajudado vocês. Não se esqueça de seguir meu Instagram, lá eu posto fotos das minhas experiência e lugares lindos.

Até a próxima! 🎒

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂