A primeira vez que eu descobri Collonges-la-Rouge, na França, foi numa tarde de inverno, chovia fino. Foi uma rápida visita à cidadezinha de pedras vermelhas, o pouco tempo foi suficiente para me encantar e querer voltar com mais tempo.

Porque Collonges-la-Rouge é aquele tipo de vila que você vê em filmes antigos. Ao andar pelas ruazinhas fechadas para carro, você se sente de volta ao passado. Cada detalhe esbanja charme.

Por que Collonges-la-Rouge é vermelha?

Não tem como negar que o grande destaque dessa vila é a cor das suas construções. A grande maioria das casas e monumentos mantiveram a tonalidade vermelha ao longo dos anos.

Pelo que eu encontrei na internet, o motivo é que as rochas utilizadas para construir a vila contém óxido de ferro. Esse elemento serviu como uma espécie de corante, deixando as rochas no tom avermelhado.

Os arenitos de Collonges-la-Rouge vieram do norte da vila, foram usados pela sua resistência e por serem fáceis de trabalhar.

Collonges-la-Rouge-detalhes

Visitando o vilarejo

Collonges-la-Rouge fica na região administrativa de New Aquitaine, sudoeste da França. De Paris são mais ou menos 5h de viagem. Mas de Bordeaux 2h25.

Para se chegar lá, o melhor é alugar um carro. Porque essa pequenina não tem estação de trem, são apenas 488 habitantes, segundo dados da Wikipedia.

A melhor época do ano para visitar Collonges-la-Rouge é na primavera/verão; porque mesmo sendo a alta temporada de turistas, é nesse período que as lojinhas de artesanato abrem as portas, dá para fazer uma pausa e saborear um café ou uma bebida gelada.

LEIA TAMBÉM:

Collonges-la-Rouge é uma das comunas mais belas da França

Collonges-la-Rouge-casa 2

A França é cheia de cidadezinhas estilosas, como Collonges-la-Rouge. E para preservar a história desses vilarejos e ajudar o desenvolvimento econômico, foi fundada uma associação chamada “Les Plus Beaux Villages de France”.

Pelo site da associação, é possível encontrar as vilas mais fofas do país, espalhadas em todos os departamentos da França. E, é claro, que Collonges-la-Rouge faz parte da lista.

Eu não me canso de visitar essas comunas. 😊

E você, já foi ou ficou com vontade de visitar Collonges-la-Rouge?

Até a próxima!

Faça parte da tripulação!

Inscreva-se para receber novidades em seu e-mail. Nada de spams 😉