Eu sei que avião é a forma mais rápida de viajar, mas a verdade é que eu acho uma chatice ter que fazer o ritual: despacha bagagem, tira tudo no raio-x, mostra passaporte. Principalmente quando você vai fazer vários destinos numa mesma viagem. Foi por isso que eu preferi ir da Finlândia à Suécia de cruzeiro e posso dizer que foi uma das experiências mais legais durante a minha viagem.

Se locomover de um país ao outro de navio é algo bem comum entre os países da Escandinávia. E os finlandeses adoram cruzeiros, por isso, a viagem se torna bem divertida. O entretenimento rola solto durante a noite, tem música ao vivo, bares e o melhor: cabines com valores para todos os bolsos.

Como ir da Finlândia à Suécia de cruzeiro

Finlândia-Turku

Em Helsinque, a capital finlandesa, dá para embarcar no próprio porto da cidade com destino a Estocolmo. A viagem dura em torna de 17 horas e o trajeto é feito durante a noite.

Uma opção é ir até Turku, que fica a aproximadamente 170 km de Helsinque, e pegar o cruzeiro de lá. Esta foi a rota que fiz, pois quando fui comprar minha passagem este percurso saia por um preço mais legal. #backpackers 😊

Eu também queria aproveitar para dormir no Laivahostel Borea, um museu navio que virou hotel na cidade de Turku, mas isso é papo para outro artigo.

Outra vantagem de ir até Turku é que de lá você pode fazer a viagem durante o dia também, ela tem duração de 10 horas. E não é difícil chegar até lá, de Helsinque, eu peguei o trem por 9 euros. Existem ônibus que também fazem o trajeto por um preço ainda mais barato, cerca de 5 euros.

Quanto custa

E vamos ao que todo mundo quer saber, mas quanto custa ir da Finlândia à Suécia de cruzeiro? Bom, tudo vai depender da cabine que você escolher.

Estes cruzeiros oferecem desde quartos luxuosos até cabines para dividir com quatro pessoas. Os preços podem variar de 630 euros por quarto até 21 euros por pessoa em cabines compartilhadas.

Se você escolher viajar durante o dia, o valor costuma ser de 14 euros, já que não terá lugar para dormir.

LEIA TAMBÉM: 

Como são os navios?

da Finlândia a Suécia de cruzeiro

Ao entrar na embarcação, você vai perceber que a loja que tem lá dentro fica disputado. É porque as compras feitas lá estão livres de taxas, então os artigos são vendidos por um preço melhor, a dinâmica é parecida com o Duty Free dos aeroportos.

Mas é bom saber que ele não fica aberto durante todo o percurso do cruzeiro, é por isso mesmo que ao entrar a primeira coisa que as pessoas fazem é correr para lá. 

Durante a viagem da Finlândia a Suécia de cruzeiro você pode ainda aproveitar para descansar no SPA, é claro que ele conta com saunas, item indispensável para os escandinavos 😄. O serviço tem um custo, uma média de 24 euros para duas horas de relaxamento.

Neste pacote, você tem acesso à piscina e se quiser contratar massagens, elas também estão disponíveis. As toalhas são fornecidas pelo próprio local, na companhia que usei era obrigatório o uso de touca, dá para alugar por 2 euros.

Os navios são bem espaçosos. Além do SPA, tem restaurante e bares para curtir música ao vivo. No que eu viajei também tinha um mini casino.

Como você percebeu, o cruzeiro não é apenas um meio de transporte que te leva até a Suécia. Eles são usados por quem quer se divertir durante o trajeto.

LEIA TAMBÉM: 

Quais são as empresas que te levam da Finlândia até a Suécia

As principais companhias que operam neste trajeto são a:

Eu usei a Viking Line e não tenho do que reclamar.

Ah! É bom comentar que para quem vai usar o metrô para se locomover em Estocolmo, o porto está conectado com a estação, você só precisa caminhar uns sete minutos.

Vale a pena ir da Finlândia à Suécia de cruzeiro?

Finlândia-suécia

Se você me fizer esta pergunta eu vou responder sem dúvidas que sim. É claro que cada um tem sua preferência. Como eu disse lá no começo, eu acho a rotina de aeroporto bem cansativa, então o navio foi uma escolha perfeita.

Além disso, pra mim, é bem bacana porque você não está nas tradicionais ferries sem ter nada pra fazer. Estes cruzeiros são super procurados pelos escandinavos para se distrair mesmo, então eles oferecem opções legais para se divertir durante a viagem e o valor acaba sendo como uma noite em hotel. Com a vantagem que no outro dia você já estará em outro país para seguir sua viagem.

Agora é sua vez de dizer, o que você acha da ideia? Compartilhe aqui nos comentários!

Até a próxima! 🚢

Faça parte da tripulação!

Increva-se para receber dicas em seu e-mail. É free e nada de spams. 🙂